quarta-feira, 6 de junho de 2012

20 anos depois



Treat [1992]

    No começo da década de 90, o foco da mídia começou a mudar em sentido de gênero musical, e com o surgimento do “fenômeno” da época (Nirvana), muitos grupos caíram no esquecimento ou simplesmente encerraram suas atividades.  Manter-se em suas raízes era mais que complicado, e mesmo assim, houve quem lutou para manter seu legado intacto. É muito fácil ler ou ouvir a respeito de bandas que não conseguiu resistir a este começo de década.
    Vindo direto da Suécia, terra da banda Europe, a banda de nome Treat vinha com força total para este álbum que veio a ser seu último lançamento, pelo menos até então. Considerada uma das melhores bandas no território sueco, como também por parte da Europa, o Treat chegou a superar o Europe na época. Dizem (o que não vou confirmar 100%) que no final dos anos 80, ambas as bandas “andavam de mãos dadas”, sendo o Treat mais querido; mas por jogada de sorte ou azar, o Europe conseguiu alcançar outros territórios além da Europa como da Suécia, o que foi fundamental. Mesmo diante de tal história, ambas as bandas deram um parada em 1992, e voltaram anos depois – sendo o Europe o primeiro ao retorno das atividades.
    Voltando ao Treat...
    Com uma discografia impecável, o que causou muitas invejas por ai, o quarteto vinha de dois grandes discos – considerado por muitos, os melhores deles – tinham a difícil missão de manter o alto nível e patrão de suas musicas. E há 20 anos, chegava às lojas o grandioso “Treat”, o que poderia ter um nome mais decente, afinal, era quinto disco da banda.
     Bem Hard Rock, com peso e bem direto, os caras acertavam em cheio mais uma vez. Se quiser tirar a prova disso escute as seguintes músicas: “Dog Day Comin’ Down”, “Ready, Steady, Go”, “Poor Man” e “Learn To Fly”. É um clássico atrás de outro. Sinceramente, o disco todo está excelente e é complicado ficar aqui listando musicas.
     Foi uma pena que eles logo depois deram um tempo, mas que voltaram em 2005. O Treat lançou em 2010, seu mais recente disco de estúdio, e ainda possam vim mais no futuro. Uma grande banda sem duvidas, que infelizmente também sofreu com a mudança da maré em 1992. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário